mas vem cá, por que Rails?

19 08 2008

Não sei como é com vocês, mas eu só aprendo alguma coisa de verdade fazendo. E como eu quero muito aprender Rails de verdade, decidi fazer um sistema que eu já tô devendo ao +web faz um tempo. É um gerenciador de eventos, coisa simples. E graças ao estágio do Cefet, apareceram mais dois projetos pra eu fazer até o fim do ano: um sistema interno pra Techvirtual, onde estou estagiando, e alguma contribuição pro Redmine, que eu ainda não sei o que vai ser. Vai ser um fim de ano bem legal. =D

Pretendo falar um pouco desses projetos aqui no blog, registrando aqui minha evolução na plataforma. E a primeira coisa que eu quero explicar é porque eu escolhi Rails.

Bom, a resposta é simples. Primeiro, porque Ruby é a linguagem mais linda que eu conheço (programo em Delphi, entendo de linguagem feia). Python é legal também, mas não tanto. Sério. O tempo que eu ganho com Ruby é impressionante, e eu me divirto muito. Segundo, porque Rails é o framework mais lindo que eu conheço (programo em ASP.Net, entendo de framework feio). O tempo que eu ganho com Rails é impressionante, e eu me divirto muito.

Além do fator ‘me-divertir-enquanto-trabalho’, também escolhi Rails porque me permite criar, dentro das limitações do framework, aplicações complexas em pouquíssimo tempo, e vendo as coisas funcionarem desde o começo. Rails e a comunidade também enfatizam muito a questão da qualidade do código, seja através de DRY, (muitos) testes, ou qualquer outra coisa.

Como se já não fossem motivos suficientes, ainda tem a comunidade ao redor do Rails, muito prestativa e receptiva com os iniciantes. É difícil encontrar caras que se dedicam à comunidade como o Akita, o Carlos Brando e tantos outros, além de iniciativas como o grupo Aprendendo Rails. Nunca me aconteceu de não encontrar algo que eu queria e nem ter alguém pra perguntar.

Resumindo: eu me divirto enquanto trabalho com qualidade fazendo parte de uma comunidade muito bacana. O que mais eu podia querer? ;D

Anúncios

Ações

Information

3 responses

20 08 2008
Carlos Brando

É isso ai… Rails para diversão e lucro!

20 08 2008
Thiago Freire

Haha, só falta o lucro (pra mim pelo menos).

5 09 2008
Gewton

Concordo. Mas dizer que ruby é uma linguagem linda é de longe uma cegueira 🙂

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: