Tutorial Intermediário de HTML: Tags Meta

9 03 2008

Exemplo de tag

Muitas eras atrás, quanto a Internet era apenas um pequeno número de caixas de papelão unidos uns aos outros através de barbante, tags meta eram os guias turísticos da… erm… Cidade Internet.

Tags Meta não fazem nada com o conteúdo apresentado na janela do navegador, mas são usadas por mecanismos, como os de busca, para catalogar informação sobre a página web.

A tag meta pode ser usada quantas vezes você quiser e pode conter os atributos content (obrigatório), http-equiv e name.

O atributo content é o próprio meta-dado (dado sobre o próprio dado), que está ligado ao atributo name ou http-equiv. Esses meta-dados servem para dar informação extra sobre a página.

O atributo name pode ser qualquer coisa que você queira. Nomes comumente usados incluem author (autor), keywords (palavras-chave) e description (descrição).

O atributo description geralmente é usado por mecanismos de busca (como o Google) para exibir uma descrição da página em seus resultados de busca, e essa é a maior utilidade na aplicação da tag meta.

O atributo http-equiv pode ser usado no lugar de name para fazer um cabeçalho HTTP, que é informação enviada ao servidor aonde a aplicação está. O atributo content (conteúdo) pode ser content-type (tipo do conteúdo), expires (expira), refresh (com que frequência a página automaticamente se atualiza – péssimo pra acessibilidade), ou set-cookie.

<html>

<head>

	<title>Título</title>

	<meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=UTF-8" />
	<meta name="description" content="Essa é minha página super excitante sobre condicionadores de ar." />

	...

A razão pela qual as tags meta costumavam ser tão importantes é que mecanismos de busca as utilizavam para construir um perfil da página web. O meta-dado keywords, por exemplo, era usado extensivamente. Hoje em dia, no entanto, a maior parte dos mecanismos de busca usam o conteúdo real da página para definir seus resultados, tornando a maior parte das tags meta sem utilidade nenhuma além de levar informação a alguém que está lendo o próprio HTML.

Pra se aprofundar no assunto, leia o artigo sobre tags meta no Tableless.

Páginas Relacionadas

Referência
BlogBlogs Tags: , ,

Esse material é uma adaptação do HTML Intermediate Tutorial, de autoria de Patrick Griffiths. Todos os direitos pertencem ao autor.

Anúncios

Ações

Information

One response

20 04 2008
Tutorial Intermediário de HTML: Tabelas II « Codando

[…] Página Anterior: Tags Meta […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: