de volta ao php

27 02 2008

Hoje tive que voltar, depois de muito tempo, a fazer alguma coisa em php. Depois de 5h em vão, sem conseguir tirar um mísero crudzinho decidi investir em algum framework.

Comecei pelo symfon, porque tinha ouvido falar muito bem dele. Depois de ler um pouco do book, fui dar uma olhada num tutorial que eles tem com toda a criação de uma aplicação. Na parte 2 de 24, percebi que você não escolhe o symfony, ele escolhe você. Um erro misterioso apareceu aqui, e depois de 2h, muito google e nenhum crud, desisti.

Aí fui pro CodeIgniter. Me apaixonei. Recomendo mesmo dar uma fuçada. Em 1h eu já tinha bastante (eu sei, geralmente se leva bem menos que isso. é que eu sou iniciante…). Gostei pacas.

Fica a dica: se você tem ou quer trabalhar com php, dá uma olhada no CodeIgniter, mesmo que seu atual framework te deixe satisfeito (você não usa um framework? no donuts for you).

Ações

Information

11 responses

28 02 2008
joh

hein??

xDDD~

isso eh dakele negocio d regis?

^^”

ti amu mt!!!

+ q eu!!

* amei hj! brigada por td!!

* e desculpa… u.u/

28 02 2008
Mayron Cachina

Opa, PHP???
Mais homiiiii, Cake-PHP já deu uma olhada?

Eu utilizo o Zend Framework (a força), ele é um pouco complicado, mais é isso né, enquanto não posso migrar pra python de vez, tenho que sofrer um pouco no php…

[]´s

28 02 2008
Elomar França

Fala Mayron,

Já dei uma olhada no Cake PHP, tive vontade de trabalhar com ele também, mas o que eu precisava era só um crudzinho com login bem básico, e o que eu ouvi falar é que o code igniter é mais indicado pra coisas pequenas.
Mas assim que eu começar alguma coisa mais séria, caio no Cake

;D

29 02 2008
Evandro Myller

Sempre ouvi falar muito vem de ambos (CodeIgniter e CakePhp). Trabalho muito pouco com php – no maximo ja fiz um crud na unha, sem framework. Depois veio o Ruby on Rails, q foi uma descoberta muito interessante, sendo que nao investi por falta de tempo e incompatibilidade em alguns servers. Ha poucos dias fiquei sabendo dum tal de ‘Jaxer’, que eh uma espece de framework/servidor que roda JS server-side. Gostei muito da ideia e, ja q meu foco eh JS, acho q futuramente vou daruma investida no Jaxer. Mas qto ao php, logico que sempre serah muito util pra mim, ateh pq nao tem Jaxer em nenhum dos server q conheco, fora o meu. =x entao, daki a uns dias, vou ver se dou uma olhada no CI e no CP tb.
[]s

29 02 2008
Elomar França

=D

O Jaxer realmente é bem interessante, e quem gosta de JS tem que dar uma olhada.
Quanto ao rails, acho sim bem legal, realmente divertido de se programar e talz. Só que eu não vejo ruby/rails se impondo e entrando de verdade no mercado, até porque não é o foco. Aposto minhas fichas no JRuby. Daqui a 2, 3 anos, vai bombar. Anote isso.

1 03 2008
Mayron Cachina

Rpz tenho minhas dúvidas…
A equipe do Jython está muito mais ativa do que a JRuby…
Pelo menos é o que eu estou vendo nas listas que frequento….

Mais você sabe né, daqui pra lá muita coisa muda, e talvez apareça até outra coisa melhor hehehehe

vlw

2 03 2008
Elomar França

Fala Mayron,

Bem, eu nem tô muito por dentro do Jython (nem do python) e não sei como as coisas tão andando. Mas o que eu quis dizer ali é que entre eu acho que o JRuby on Rails tem mais futuro que o rails, por tuda a infra que a sun tem, e pela comunidade do Java que é bem maior do que a de ruby (códigos comentados em japonês falou é complicado).

Quanto a Jython/Python, a situação muda um pouco porque o python não é “modinha” como o RoR, e eu sei como anda a comunidade dele.

Agora entre Jython/JRuby, acho que vai ser uma disputa interessante, e eu ainda não tenho preferidos. Acho que essa vai ser decidida pelo marketing da sun. Mas o jruby tem uma vantagem aí (pelo menos, na minha opinião): o número de “ruby”stas que vão pro lado do jruby provavelmente vai ser maior que o número de “python”zeiros indo pro jython.

vlw

5 05 2008
Alex Gregianin

Nossa,

Voce dizer que o jruby tem muito mais futuro que o Rails,voce simplesmente nao sabe o que diz.Os dois projetos sao altamente interligados e a intencao e justamente poder utilizar a forca do rails integrada com a portabilidade do java + a elegancia do ruby.Dizer que voce aposta no Jruby,mas nao aposta no rails e a mesma coisa que falar que o Cake e foda,mas php nao tem futuro.Desculpe se fui agressivo! 😦

5 05 2008
Elomar França

Olá, Alex

Realmente falei besteira ali. Quando disse que jruby tinha mais futuro que ruby, estava me referindo apenas ao campo mais “enterprise”, às grandes corporações, e não deixei isso claro.

JRuby , obviamente, é um projeto que depende da evolução do Ruby e do Rails e de seu sucesso. Se Ruby fracassa, JRuby provavelmente também. Mas alguns fatores me fazem acreditar que o Rails vai continuar sendo mais famoso entre uma comunidade de pequenas soft-houses e desenvolvedores independentes. Empresas maiores dão muita importância ao suporte, a existência de uma empresa mair ainda “por trás”, e é por isso que eu acredito que o JRuby deve ter uma penetração maior nesse nicho.

Outro ponto que, na minha opinião, deve fazer com que o JRuby tenha uma penetração maior nesse setor específico é a grande massa de aplicações Java que existem hoje. A integração com o Java possibilitada pelo JRuby é um fator que deve se levado em conta.

Espero ter esclarecido um pouco minha opinião sobre isso, e eu devia estar com muito sono quando disse aquilo. Eu é que peço desculpas por isso.

=D

23 05 2008
Alex Gregianin

Opa!

Ja faz tempo que eu comentei mas vamos la! Ainda bem ouvir vc dizer isso! Tinha ficado preocupado.Voce esta correto com relacao a penetracao do Jruby,eu tambem acho que a maioria das aplicacoes Rails utilizarao JRuby p/ rodar.Com ao relacao ao RoR em si pegar,bom,eu ando trabalhando em um grande projeto nacional desenvolvido em rails,nao solto nada agora p/ vc pq nao posso,e existem outros avancos correndo por ai.O Akita agora foi p/ locaweb e eles querem que o rails “aconteca” de fato no pais.Espero que de certo e que a nossa comunidade cresca ainda mais com esses projetos sendo reconhecidos peal mercado nacional que sempre teima em estar alguns anos luz atras do Europeu e americano.

Um forte Abraco!

23 05 2008
Elomar França

Olá, Alex

Também fiquei muito feliz com a ida do Akita pra Locaweb, e acho que Rails agora vai penetrar bem mais no mercado brasileiro. O meu patrão já decidiu adotar Rails, graças a isso (melhor pra mim, que adoro trabalhar com Rails!).

Não esquece de avisar quando esse projeto sair. ;D

Até a próxima!

Deixe um comentário

